Assim como os humanos, que ficamos doentes com infecção viral, bacteriana, os dispositivos eletrônicos também podem sofrer infecções.
Os sintomas mais comuns são lentidão, travamento e perda do acesso ao sistema.
E os dispositivos eletrônicos mais comuns em que esses problemas ocorrem são os computadores e celulares, por sua popularização.
Abaixo vou deixar o nome e a descrição de cada um males que um computador e celular pode se infectar:
Malware
É a combinação das palavras inglesas malicious e software, em tradução livre programa malicioso. Muitas vezes é usado de forma genérica para designar que seu computador esta doente, e de um modo geral, esses programas que prejudicam são malware, os outros são subcategorias, ou melhor dizendo, tem uma atuação mais específica.
Vírus
Recebe este nome pela sua capacidade de se auto replicar, fazer cópias de si mesmo e precisa de um programa hospedeiro. O vírus geralmente causa danos, rouba dados e informações, modifica o sistema operacional (por exemplo para forçar que ele mesmo seja inicializado quando você liga o computador).
É necessário que o usuário execute o vírus uma vez para que ele entre em ação.
Worm
Em tradução livre é verme. O worm não precisa que o usuário faça nenhuma ação para que seu dispositivo seja infectado. Ele explora falhas de segurança (exploit) no sistema operacional, programas e apps. Se propaga pela rede.
Cavalo de Troia
Ou trojan, na forma abreviada, exige uma ação do usuário. Ele vem escondido através de um conjunto de funções desenvolvido para executar ações indesejadas. Geralmente é associado a roubo de dados.
Como ele vem escondido, seja para o bem, quanto para o mal, por isso essa referencia.
Backdoor
Ou porta dos fundos, abre um acesso remoto para que seu dispositivo seja acessado sem que você autorize. As atividades mais comuns são como baixar um novo malware, roubo de dados, enviar spam ou fazer ataques de negação de serviço (DoS).
Adware
Este aqui fica exibindo anúncios indesejado e às vezes, levando o navegado a abrir os sites dos anúncios.
Spyware
Spy, do inglês espião, esta relacionado com o monitoramento de navegação, roubo de informações pessoais, modificação de configurações do computador.
Downloaders
São programas maliciosos que instalam outros programas maliciosos.
Ransomware
"Sequestra" o dispositivo (computador ou celular) e depois pede "resgate" para liberar. A pessoal do mal torna o sistema inacessível para o usuário e assim que o usuário pague a quantia solicitada, o sistema é liberado.
Rootkit
Ele é mais focado no sistema operacional, fazendo alterações no sistema a ponto de passar desapercebido até por programas antivírus, conseguindo se esconder a ponto de não ser mostrado na lista dos programas executados.
Lembre-se que a melhor na maneira de se prevenir é conter a curiosidade e manter um antivírus rodando.
*****************************************************
Imagem na Teia nas redes sociais:
Blog -
http://imagemnateia.blogspot.com
YouTube -
https://www.youtube.com/Imagemnateia
Twitter -
@imagemnateia
Instagram -
@imagemnateia
Google+ -
plus.google.com/+ImagemnateiaBlogspot
Comentários
Postar um comentário