Criminosos estão aplicando um "novo" golpe que "burla" a autenticação em dois fatores do WhatsApp para roubar o conta no mensageiro.
A prática vem ocorrendo no Brasil durante a pandemia e envolve o seguinte método:
Criminosos ligam para o seu número e se identificam como representantes do Ministério da Saúde para uma pesquisa sobre covid-19 e caso aceite é preciso confirmar o código que foi enviado por SMS.
O código enviado por SMS é o código que o WhatsApp envia quando você esta configurando o numero pela primeira vez no aparelho, que neste caso é no aparelho do criminoso.
Em seguida, para quem tem autenticação em dois fatores ativado, os criminosos ligam novamente como suporte do WhatsApp, informando à vitima que há uma atividade maliciosa e que ela precisa acessar o e-mail e resetar a autenticação em dois fatores.
Observe que em nenhum momento, a segurança do WhatsApp foi vulnerável, e para o criminoso ter acesso acesso a sua conta, teve de fazer engenharia social.
A dica é: quando você receber uma ligação como esta é calma, para que você consiga prestar atenção no que esta fazendo e não informar código que você não solicitou e neste caso o normal é a empresa transferir o contato para a URA.
Comentários
Postar um comentário