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DOOM no CAPTCHA? Uma nova forma de combater bots e divertir os gamers

DOOM no CAPTCHA? Uma nova forma de combater bots e divertir os gamers Página do DOOM no CAPTCHA Quem diria que um dos games mais clássicos e desafiadores de todos os tempos seria usado para proteger sites da invasão de bots? O DOOM CAPTCHA é a mais nova e inusitada forma de comprovar que você é um humano de verdade e não uma máquina. Como funciona? É simples: ao invés de identificar números ou letras distorcidas, você precisa mostrar suas habilidades como jogador de DOOM. Um pequeno mapa do jogo é carregado e você precisa eliminar uma quantidade específica de inimigos para provar que você é um humano. É como se você estivesse jogando um mini-game dentro de um site. Por que DOOM? A escolha do DOOM não foi por acaso. O jogo é um ícone da indústria dos games e possui uma legião de fãs. Ao utilizar um elemento tão familiar e divertido, os desenvolvedores conseguem tornar o processo de verificação mais engajador e menos maçante. Além disso, a dificuldade do DOOM pode ajudar a filtrar a...

Cuphead: o jogo com design de inspiração retrô

Você sabia que Cuphead teve inspiração em animações da década de 1930?

O boom da indústria indie de produção de games, foi o estopim para que os irmãos canadenses Chad Moldenhauer e Jared Moldenhauer tirassem do papel, seus sonhos de criarem um game.

 Quando criança, os irmãos Moldenhauer assistiam muitos desenhos animados da década de 30, por causa de seus pais, que dividiram com os filhos os desenhos que eles assistiam em suas infâncias.

Silly Symphonies ou Betty Boop ao invés dos desenhos populares de sua época. Com uma estética completamente diferente do que estava passando na década de 1980, como He-Man.

Por que a nostalgia?

Para os Moldenhauer, o jogo Mickey Mania era o jogo mais próximo com design de desenho animado dos anos 30, que fazia a diversão na infância.

Eles ficavam imaginando como seria incrível se tivesse um jogo de desenho animado no estilo das animações dos anos 30.

Mas não foi tão fácil assim tirar esse sonho do papel e tornar realidade ao colocar o jogo no mercado e que falarei logo abaixo.

É tudo desenhado à mão

Para conseguir chegar ao efeito visual dos desenhos dos 30, o Studio MDHR faz os personagens manualmente, com papel e lápis, um a um, e depois é digitalizado.

A inspiração é nos desenhos dos estúdios Fleischer, ComiColor, Van Beuren, Columbia Pictures, Walt Disney e outros, que na Era de Ouro da animação, utilizavam o estilo rubber rose, membros de mangueira de borracha que os torna simples, com curvas fluídas e sem articulação nos pulsos ou cotovelos.

É usado Copic Multiliners, com plano de fundo pintado à mão com aquarela e posteriormente digitalizado em camadas separadas para atingir um efeito parallax.

A trilha sonora é um puro jazz da época das animações.

4 anos de desenvolvimento

Chad Moldenhauer e Jared Moldenhauer começaram a desenvolver Cuphead em 2013, influenciados pelos sucessos de Super Meat Boy e Braid pela produção “caseira” que tiveram, e Cuphead foi lançado em 2017, para Xbox One, na época.

Os irmãos Moldenhauer contaram ainda com a ajuda da mulher de Chad, Marija Moldenhauer, que é artista profissional de animação.

A preocupação pela novidade

Para os irmão Moldenhauer, o estilo de desenho baseado nos 30, não tinha uma base de fãs tão grande como da Pixar, pela sua atualidade, contra seu estilo mais nostálgico.

Mas o jogo foi bem recebido tanto pela crítica, quanto pelos usuários e o resultado foi elogios dos criticos pela criatividade, trilha sonora e dificuldade.

Pelos usuários o sucesso se traduz em vendas de mais de um milhão de cópias (em todo o mundo) nas duas primeiras semanas do lançamento.

Conclusão

Diferente e nostálgico, Cuphead une essas duas qualidades além de ser um bom jogo de tiro em plataforma. Mesmo com as incertezas, o jogo foi um sucesso e premiado.

Um novo jogo Cuphead foi lançado em 2022 e também foi produzido uma série de animação que está passando na Netflix.


    



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