Um grande cabo de fibra submarina de internet no sul da França foi cortado ontem às 20h30 UTC (20:00 em Brasilia), causando problemas de conectividade na Europa, Ásia e Estados Unidos, incluindo perdas de pacotes de dados e aumento da latência de resposta do site.
A empresa de segurança em nuvem Zscaler relata que fez ajustes de roteamento para mitigar o impacto. No entanto, os usuários ainda enfrentam problemas devido aos provedores de aplicativos e conteúdo que roteiam o tráfego pelos caminhos afetados.
"A Zscaler está trabalhando com os provedores de conteúdo para que eles influenciem sua parte do caminho", diz um aviso da Zscaler.
"Se você experimentar lentidão com aplicativos específicos, especialmente aplicativos hospedados no exterior, entre em contato com o provedor do aplicativo e encaminhe-o para este post de confiança."
As equipes de reparos se moveram rapidamente no local, mas tiveram que esperar que a polícia coletasse evidências antes de serem autorizadas a trabalhar na restauração dos danos.
Às 23:00 UTC (20:00 em Brasilia), foi confirmado que o incidente afetou três ligações: Marselha-Lyon, Marselha-Milão e Marselha-Barcelona.
A última atualização sobre a situação veio às 01:00 UTC (23:00 em Brasilia), quando as equipes de reparo do Zscaler restauraram um dos links, mas os técnicos continuaram observando perdas de pacotes e latência para alguns destinos.
Danos nos cabos também no Reino Unido
Ao mesmo tempo, a BCC relata que outro cabo submarino que liga as Ilhas Shetland ao continente escocês também foi danificado, deixando os internautas na ilha isolados do resto do mundo.
Não apenas isso, mas também reduziu a capacidade da população de 23.000 habitantes de Shetland de chamar serviços de emergência, pois a comunicação foi afetada em geral.
A polícia da Escócia emitiu hoje um aviso pedindo às pessoas que não façam ligações desnecessárias, pois as poucas linhas disponíveis devem permanecer abertas para emergências.
Este incidente ocorre quando os técnicos já estavam trabalhando para consertar a ligação entre as Ilhas Faroé e Shetland, que também foi cortada na semana passada.
O chefe de infraestrutura da Faroese Telecom, Páll Vesturbú, disse à BBC que acredita-se que os cortes de cabos tenham sido feitos por navios de pesca, embora seja incomum ter dois incidentes simultaneamente.
Possível sabotagem?
Muitos supõem que as chances de cortes simultâneos de cabos submarinos na Europa devido aos arrastões de pesca são pequenas e que a sabotagem é a única explicação provável.
Isso não é difícil de acreditar durante as crises geopolíticas globais que motivam as nações a danificar a infraestrutura de energia e telecomunicações.
Se a interrupção total da Internet em Shetland acontecesse em um lugar maior e mais populoso, causaria uma paralisação econômica catastrófica e comprometeria o bem-estar de seu povo.
Quanto a quem pode fazer algo assim, analistas ocidentais alertaram repetidamente que os submarinos russos podem causar danos subaquáticos ou cortar cabos enterrados no fundo do mar para proteger dos arrastões de fundo.
No entanto, as investigações de todos os incidentes recentes ainda estão em andamento, e nenhum atributo para esses atos de sabotagem foi estabelecido ainda.
Fonte:
BleepingComputer
DIVULGAÇÃO AFILIADA: Este vídeo e descrição ou texto, podem conter links de afiliados, o que significa que, se você clicar em um dos links de produtos, receberei uma pequena comissão.
Comentários
Postar um comentário